O primeiro trator movido a gasogênio foi desenvolvido na França,
em 1900, por Ringelmann, e, em 1910 o primeiro ônibus a gasogênio foi
introduzido. Modificações visando
melhorias consideráveis na eficiência termodinâmica dos geradores de gás usando
carvões minerais e vegetais e lenha, o correram na Europa, na década de 1410,
estendendo-se até 5 final da 2 Guerra Mundial.
As maiores contribuições foram feitas por técnicos
franceses, ingleses, suecos, italianos e alemães. Consta que pelo final de 1945
existiam na Europa, cerca de 700.000 veículos (incluindo tratores), movidos a
gasogênio, tendo-se atingido excelentes resultados em termos de eficiência para
o consumo de lenha e carvão vegetal para a época, tanto em motores a ciclo otto
(gasolina; Alcool) como em motores a ciclo diesel com sistema dual de combustível.
Após 1945, com a retomada dos combustíveis derivados do petróleo, produzidos em abundância e a preços aceitáveis, os gasogênios foram desativados . O uso do gasogênio só veio a ser reativado nos anos (1970- ), devido à alta dos preços dos de e derivados do petróleo.
Fonte: Ministério da Agricultura
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